Assassinos em série são tema de estudo inédito

by Kellen Lima / março 18, 2016 / in Assessoria / 1 comments

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Na próxima segunda-feira (21), será lançado o livro “Assassinos Seriais: o poder da sideração e do superego arcaico”, da psicóloga clínica Marcela Monteiro. O volume é o primeiro estudo científico do país com tal temática, realizado – também – a partir de  entrevistas com assassinos seriais reclusos em unidades prisionais do Brasil, como Francisco da Costa Rocha, o Chico Picadinho. O encontro acontecerá no auditório da FBV Devry, na Imbiribeira, onde a autora participará de uma mesa de debates com o promotor Edgar Braz e o delegado Paulo Berenguer, ambos responsáveis pela investigação do caso “Canibais de Garanhus”.

Resultado da dissertação de doutorado da pesquisadora, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP), o estudo de enfoque psicanalítico traz à tona alguns questionamentos que seviram como alicerce para a pesquisa, como: por que percebemos ausência de sentimentos, como remorso e culpa, diante dos atos violentos?  A quem o assassino serial mata, uma vez que sua insatisfação com a prática do homicídio leva sempre a uma nova vítima?

A partir das entrevistas e estudos de casos reais, são observados os modos como os assassinos agiram, suas motivações e histórias de vida distintas que, a despeito de não justificar seus atos, explicam as motivações dos crimes, os quais guardam relações intensas com os aspectos subjetivos de suas personalidades. “Assassinos Seriais: o poder da sideração e do superego arcaico”  evoca, ainda, a necessidade do estudo da mente assassina, na elucidação de crimes que acontecem com frequência em nossa sociedade. Um estudo de grande relevância social, nunca antes pesquisado no Brasil, país que apresenta inúmeros casos de homicídios em série, casos esses que não são investigados e, por isso, são desconhecidos.

 

O quê: lançamento do livro “Assassinos Seriais: o poder da sideração e do superego arcaico” (Editora Prismas)
Quando: 21/03/2016, às 19h
Onde: auditório da FBV Devry, rua Jean Emile Favre, 422, Imbiribeira.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

1 Comments:
  1. Kellen Lima Duarte

    Nathália Yêssicka Lemoine / março 19, 2016

Leave a Comment!

You must be logged in to post a comment.
Carregando
error: Conteúdo Protegido pela Lei 9.610/98.